Contato

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Designer responsivo para despositivos móveis

Breakpoints


A primeira coisa feita no projeto foi definir os breakpoints, a quantidade de mudanças de layout que ocorrerão. É praticamente impossível se fazer um design diferente para todas as resoluções e dispositivos existentes hoje, então estipulamos as resoluções que serão os base de design e mantemos o layout totalmente fluído entre elas. Neste caso foram utilizados os seguintes breakpoints: 640px, 1024px e1280px (sendo que 1280 é o limite de width).





Mobile first

Como teremos 3 resoluções bases, teremos 3 layouts diferentes. Surge então a dúvida: por qual resolução começo layout? Iniciar por mobile é muito mais interessante e recomendado, pois conseguimos focar no que é realmente importante e ir incrementando na medida que as resoluções aumentam. Existem diversos artigos também sobre esta questão, e aconselho muito outro livro do A Book Apart, que se chama Mobile Firts, de Luke Wroblewksi.


Layouts

Agora que estamos com a arquitetura de informação criada é o momento de inciar os layouts. Neste ponto vai da metodologia de cada um, eu prefiro fazer wireframes no papel, pois é rápido de propor e corrigir, e após definida a base da arquitetura já partir para layout. Muita coisa muda no momento do layout e não vejo vantagem em questão de produtividade em se investir mais tempo em um wireframe detalhado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário